PCA Engenharia, Lda.
Nova Ponte sobre o Rio Tejo no Carregado
 
ApresentaçãoObjectivosHistorialContactos
Projectos
> Empreendimentos
Pontes e Viadutos urbanos

As obras de arte inseridas em zona urbana são tratadas com um cuidado especial, tanto ao nível da forma como da qualidade dos acabamentos. Referem-se aqui alguns exemplos de obras projectadas dentro de localidades ou na sua zona de expansão.


Ponte sobre o Rio Nabão em Tomar

Projecto inserido num conjunto de intervenções de requalificação urbana e valorização ambiental, para o centro urbano de Tomar, no âmbito do Programa Polis, engloba um projecto rodoviário, o projecto de uma nova ponte sobre o Rio Nabão e a remodelação de um açude que criará um espelho de água no local onde se irá inserir a ponte.

A ponte é constituída por um tabuleiro em laje nervurada com vão central de 27 m e vãos extremos de 22 m. Os pilares são formados por dois fustes octogonais que convergem para um pilar laminar, aproximadamente a meia altura.


Prevê-se a iluminação decorativa da ponte atravésde focos LED inseridos nas vigas de bordadura que incidirão sobre o guarda corpos e

Obter-se-á assim um efeito decorativo interessante para a valorização paisagística nocturna nesta zona do rio. focos equipados com lâmpadas de
 vapor de sódio de alta pressão, localizados sob o tabuleiro para iluminação dos pilares.

Cliente: TomarPolis
Projecto: 2005
 



Viaduto sobre o Rio Este ao km 38 596 da Linha do Minho


Viaduto inserido no projecto de remodelação da Linha do Minho, próximo da estação de Nine, permite aceder ao centro de Nine a partir de nascente, cruzando o Rio Este, a Linha do Minho e o Ramal de Braga, com um traçado em curva de raio igual a 300 m.

O tabuleiro, com largura de 12.7 m, é constituído por um caixão monocelular com 2.5 m de altura, vãos de 38.0 m e um comprimento total de 250 m.
Os pilares são laminares com altura livre máxima de 13 m, com fundação indirecta através de estacas de 1.0 m.

Cliente: WSAtkins; Dono de Obra: Refer
Projecto: 2000; Entrada em serviço: 2004

 



Ponte Pedonal sobre o Rio Arunca em Pombal

Ponte inserida numa zona central de Pombal permite a ligação pedonal entre as duas margens do Rio Arunca, sendo constituída por um tabuleiro em arco metálico com 30.5 m de vão e flecha de 1.2 m. A largura livre é de 2.0 m.

O pavimento é de madeira, os encontros são revestidos a pedra lioz, branco polido, e a iluminação directa do pavimento é efectuada com luminárias de luz rasante encastradas lateralmente nas guardas.







Cliente: Câmara Municipal de Pombal
Projecto: 1999; Entrada em serviço: 2001