As obras de arte inseridas em zona urbana são tratadas com um cuidado especial, tanto ao nível da forma como da qualidade dos acabamentos. Referem-se aqui alguns exemplos de obras projectadas dentro de localidades ou na sua zona de expansão.
Ponte sobre o Rio Nabão em Tomar
Viaduto inserido no projecto de remodelação da Linha do Minho, próximo da estação de Nine, permite aceder ao centro de Nine a partir de nascente, cruzando o Rio Este, a Linha do Minho e o Ramal de Braga, com um traçado em curva de raio igual a 300 m.
O tabuleiro, com largura de 12.7 m, é constituído por um caixão monocelular com 2.5 m de altura, vãos de 38.0 m e um comprimento total de 250 m. Os pilares são laminares com altura livre máxima de 13 m, com fundação indirecta através de estacas de 1.0 m.
Cliente: WSAtkins; Dono de Obra: Refer Projecto: 2000; Entrada em serviço: 2004
Ponte Pedonal sobre o Rio Arunca em Pombal
Ponte inserida numa zona central de Pombal permite a ligação pedonal entre as duas margens do Rio Arunca, sendo constituída por um tabuleiro em arco metálico com 30.5 m de vão e flecha de 1.2 m. A largura livre é de 2.0 m. O pavimento é de madeira, os encontros são revestidos a pedra lioz, branco polido, e a iluminação directa do pavimento é efectuada com luminárias de luz rasante encastradas lateralmente nas guardas. Cliente: Câmara Municipal de Pombal Projecto: 1999; Entrada em serviço: 2001